Couromoda 2010

Sabendo da importância da informação de varejo e produtos de moda na profissão do designer, o Centro de Design Feevale está presente na 37º Couromoda que ocorre entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2010 no Parque Anhembi Morumbi em São Paulo.

Este canal será utilizado para publicar fatos importantes que acontecem na feira, bem como fotos de pessoas e produtos!

Fiquem conectados, pois estaremos diariamente postando notícias, praticamente, em tempo real.

Para maiores informações sobre a feira, acesse www.feevalenacouromoda.blogspot.com

ABOUT SHOES: NOVA REVISTA DE MODA NO MERCADO

________________________

Estratégia no Varejo de Moda

Ocorreu no primeiro dia da Couromoda, às 14 horas, no estande do Grupo Sinos, através do projeto Lançamentos Idéias, a palestra Planejamento estratégico de coleções no varejo de moda, ministrada pela consultora de moda Sônia Elbachá.

A consultora discutiu sobre a importância do varejo enquanto meio de transmissão de significados, mensagens e signos aos consumidores. Afirmando que uma loja se constitui a partir de uma característica dinâmica, mutável, sensorial, versátil e, acima de tudo, caracterizada por ser um potente veículo de comunicação, a palestrante enfatizou as colaborações do planejamento estratégico dentro do varejo.

O planejamento de coleções não se restringe mais apenas a indústria, mas também ao varejista a fim de planejar antecipadamente para quem ele quer vender bem como quais as mensagens que o empresário quer passar para seu público em potencial.

Deixando para trás a idéia de que as compras no varejo residem no campo da quantidade, Elbachá argumenta que o primeiro passo do varejista deve estar concentrado nos conceitos que o mesmo almeja comunicar aos clientes. “Não se pode mais pensar em varejo sem projetar as mensagens que serão passadas às pessoas”, acrescenta a consultora.

Outro fator importante é o agrupamento destes conceitos dentro da própria empresa, onde é possível de se desenvolver um conceito apoiado no estilo romântico, por exemplo, e contar com calçados de bico redondo e esparpins no mesmo grupo de estilo. A reunião destes produtos vai depender da forma como a comunicação do varejo será transmitida ao cliente, bem como da ambientação do cenário que será desenvolvido dentro da loja. Texturas, cores, imagens, preços e a emoção despertada com a vivência do ambiente do varejo, são alguns dos fatores que colaboram na construção de um conceito que será comunicado aos clientes, argumenta a consultora.

Maiores informações sobre o trabalho de Sônia Elbachá pode ser acessado através do site www.soniaelbacha.com.br

_____________________

A Importância da Pesquisa de Moda

Dando continuidade ao projeto Lançamentos Idéias, ocorreu ainda no primeiro dia da Couromoda, às 18 horas, a palestra Pesquisa de tendências e viagens de pesquisa, ministrada pela consultora Cristina Sant´Anna.

O contexto social se organiza de forma dinâmica onde a globalização proporciona as pessoas um grande número de informações e em tempo real. Este e outros fatores fazem com que os consumidores fiquem cada vez mais exigentes e, consequentemente, o processo de criação no desenvolvimento de produtos se torna essencial para as empresas de moda, segundo Cristina.

Criar, no entanto, exige que o designer desenvolva um amplo processo que pode estar ancorado em tendências comportamentais, viagens de pesquisa para diferentes culturas, materiais, tecnologia, entre outros. Segundo Sant´Anna, as empresas não podem mais se basear em modelos tradicionais que primam por se espelhar em produtos prontos oriundos de vitrines e passarelas do hemisfério norte, mas sim, elas necessitam desenvolver produtos autênticos inspirados em temáticas próprias para obter resultados únicos.

De acordo com a consultora, o processo de pesquisa de tendências engloba acima de tudo, observação da sociedade em aspectos amplos, como por exemplo, cinema, ruas, música, arte, cultura.

Estas afirmações vão ao encontro das premissas defendidas pelo grupo de pesquisas comportamentais do Centro de Design Feevale! Quem tiver interesse em ver o resultado das nossas pesquisas, faça contato através de design@feevale.br  ou através do telefone (51) 3586.8800, ramal 8748.

___________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: