Diseño Palermo 2008

30 de julho

O grupo de trabalho que participo hoje debateu ainda as questões que definem um perfil profissional. Como os resultados serão divulgados oficialmente nesta quinta, publicarei aqui na íntegra o conteúdo… e se possível dos outros grupos de trabalho também.

Participar do Foro de Escuelas limitou um pouco minha presença nas demais atividades do encontro. Na quinta eu creio que conseguirei participar em algumas oficinas e na palestra principal da tarde. Abaixo algumas imagens do grupo de trabalho que participei e outras que ilustram um pouco mais o ambiente aqui.



 

Fachadas com tipografias bem exploradas no Palermo SoHo.

 

Comunicação visual urbana diretamente contrária ao que vem ocorrendo em São Paulo…

 

O “nail designer” não é um problema somente nosso…

 

Contrastes: as fachadas abaixo estão lado a lado na rua…

 

Os “autobus” são coisas a parte… chega-se a uma personalização de tipografias, elementos gráficos, etc.

 

 

9h34min
Já estamos em Palermo… muita movimentação de alunos e profissionais na universidade. O fórum de escolas inicia às 11h, com a abertura oficial dos trabalhos.  Mais tarde eu já me integro no grupo de trabalho Nuevas Carreras e Compentencias Profisionales. Acho que será uma boa oportunidade de levar coisas interessantes para o curso.

10h11min
Encontrei o prof. Alex Ramirez no saguão da UP. Enquanto espero o início do fórum de escolas, aumenta ainda mais a movimentação do povo… a previsão é de mais de 3500 participantes.

19h07min
Consegui agora me conectar para atualizar o blog… a abertura do Fórum de Escolas teve grande participação dos docentes. Só para ilustrar: em 2006 eram 55 universidades participantes; em 2007 dobrou para 111 e neste ano somam-se 161 diferentes instituições da América Latina. Conforme comentado, muitas atividades ainda ocorrerão nos próximos anos, como o o primeiro fórum de ensino de Design latinoamericano, a primeira bienal de Design, um concurso sobre a identidade latinoamericana e por aí vai.

No grupo de trabalho de hoje tive a oportunidade de conhecer professores e coordenadores de curso de Cuba, Panamá, Peru, Chile, Colômbia e Argentina. Neste grupo tão distinto foi muito interessante compartilhar experiências sobre os rumos do ensino em cada instituição. Como a proposta do grupo é discutir os perfis profissionais a se trabalhar na graduação, o maior conhecimento adquirido hoje foi a experiência de cada um. E o melhor de tudo: ver que nossas ações dentro do curso convergem com a ampla maioria, em termos do que se espera do profissional graduado. Amanhã com as conclusões eu escrevo mais sobre isto, inclusive com os caminhos e resultados.

Seguem algumas imagens do decorrer o dia e os respectivos comentários.

Um pouco antes do fórum começar, segue o registro da presença de colegas de outras instituições: Werlang (Feevale), Fernando Bakos (ESPM), Fabiane Wolf (Uniritter), Caroline Bustos (ESPM), Degani, Júlio Caetano e Paula (Uniritter).

Momentos iniciais do fórum de escolas… depois disto fomos para outro prédio da UP para o desenrolar dos grupos de trabalho.

As fotos abaixo são da sede da UP da rua Jean Jarres, onde ocorrem várias oficinas, as principais palestras, além de expositores vendendo livros, revistas… muita coisa boa de ler e ver.

 

 

 


21h05min
Bueno, o Design da Feevale já está pelas bandas do outro lado do Rio da Prata. No final da tarde de hoje fui conhecer a Universidad Palermo e fazer o credenciamento. Havia um número expressivo de alunos já buscando crachás e programação do encontro, que diga-se de passagem, promete ser o maior da américa latina em termos de número de participantes e ações propostas. Encontrei por lá o prof. Marshal Lauzer (Web I, II e III da ênfase em mídias eletrônicas) e já nos articulamos para as palestras e oficinas de amanhã. Eu ficarei envolvido com o fórum de escolas de Design, enquanto o Marshal fará um acompanhamento mais intenso das outras atividades. Faremos juntos os relatos aqui no blog, sempre que possível.

Fica o recado para o povo do Design Feevale. Convoquem o DA para que se organize uma excursão, mesmo que seja de ônibus. Não dá para perder algo assim tão próximo de nós aí em NH. Torço para que no próximo ano nossa participação seja representativa. Abaixo, apenas para uma “palhinha”, parte da agenda… são mais de 350 atividades distribuídas em 20 páginas. É só escolher o que mais agrada em termos de assunto.

Anúncios

2 Respostas to “Diseño Palermo 2008”

  1. Camila Says:

    A-do-rei!!! Reparou na tipografia usada na sinalização do “autobus”? Achei o máximo!
    :))))

  2. silviadapper Says:

    Também tive a oportunidade de participar deste congresso. Estava realmente muito legal. Vale muito a pena incentivar os alunos para que nos próximos anos a Feevale tenham uma participação mais representativa! 🙂

    Parabéns pela participação e divulgação deste evento!
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: